De repente 30…
A partir dos 25-30 anos, a produção de colágeno diminui, contribuindo para o surgimento da flacidez cutânea e das rugas finas. Sendo assim, é justamente nessa faixa etária que os procedimentos para estímulo desta proteína devem ser iniciados, garantindo um melhor resultado estético em longo prazo.
Existem vários tratamentos capazes de estimular o colágeno, incluindo tecnologias como o ultrassom microfocado (Ultraformer®), a radiofrequência micofocada (Exilis Elite®) e radiofrequência microagulhada (AGNIS®), bem como o uso de injetáveis com hidroxiapatita de cálcio (Radiesse® e HarmonyCa®), ácido poli-lático (Sculptra®) e fios de PDO.
A escolha da melhor opção terapêutica deverá ser baseada nas características físicas e anatômicas de cada paciente, bem como nas suas queixas secundárias. Por exemplo, uma pessoa de 25 anos, ainda sem alterações anatômicas decorrentes do processo de envelhecimento, mas que queira iniciar os cuidados preventivos e apresente poros dilatados, irá se beneficiar com a radiofrequência microagulhada. Paralelamente, alguém de mesma idade e que perdeu muito peso, apresentando face emagrecida, com perda de gordura subcutânea, apresentará ótimos resultados com os bioestimuladores injetáveis, que promovem reposição de volume.
Por isso, uma avaliação prévia ao procedimento é fundamental, e a escolha do tratamento deve ser sempre individualizada!