O realce de um olhar

Por Pargendler

Em tempos de pandemia por COVID-19, em que o uso de máscara se faz necessário, o nosso olhar passou a apresentar um novo significado, e a expressão “os olhos são o espelho da alma” parece fazer mais sentido do que nunca. Com isso, a procura por procedimentos estéticos para a área dos olhos está se tornando maior, já que ela passou a ser o grande foco no nosso rosto.

Por ser ter pele mais fina e sensível, as pálpebras estão mais sujeitas aos danos precoces, como a formação de linhas finas, bolsas, inchaço e flacidez. Com o envelhecimento natural do organismo, a pele que cobre a região da pálpebra inferior torna-se mais fina, e os vasos sanguíneos ficam evidentes, dando uma aparência escura à região. Além disso, o globo ocular sofre um deslocamento (descida) dentro da órbita, e a gordura infraorbital é deslocada anteriormente, formando uma depressão – e, consequentemente, uma sombra abaixo do globo. Ainda, com o passar do tempo, as fibras de elastina da região se degeneram, acentuando a depressão palpebral e o escurecimento da pele na região. Noites mal dormidas, fadiga, fumo e estresse pioram as olheiras, pois prejudicam a circulação sanguínea, promovendo dilatação dos vasos e desidratação.

São inúmeras as opções terapêuticas para melhorar o aspecto da região periorbital, e o melhor tratamento deve ser avaliado individualmente, dependendo das queixas e dos objetivos de cada paciente. Tratamentos tópicos específicos para a área dos olhos, de uso domiciliar, isoladamente não conseguem oferecer resultados expressivos, sendo necessária uma associação com procedimentos no consultório médico. Alguns deles são:

* Para rugas tipo Pés de galinha: Para tratar as rugas laterais da região orbicular, o tratamento mais efetivo é a aplicação de toxina botulínica. Pode ser realizado em associação com outras técnicas que melhoram rítides, como lasers ablativos (laser de CO2, laser Erbium fracionado), microagulhamento, ultrassom microfocado (Ultraformer III) e skinboosters.

* Para flacidez palpebral: Dentre as opções terapêuticas para o tratamento da flacidez na área das pálpebras, estão o Ultraformer III e AGNIS (radiofrequência microagulhada).

* Para olheiras: o tratamento de olheiras irá depender das características das mesmas, e teremos um post especificamente sobre o assunto, de forma a trazer mais esclarecimentos. Resumidamente, podemos recomendar:
– Olheiras de origem vascular (coloração arroxeada): Luz Pulsada
– Olheiras de origem melânica (coloração acastanhada): Laser Nd Yag (Elektra), Elektra + drug delivery com ativos clareadores e uso de fórmulas clareadoras em domicílio
– Olheiras profundas: preenchimento com ácido hialurônico

Geralmente, existe mais de uma queixa na região da área dos olhos, e por isso os tratamentos combinados são os que apresentam os melhores resultados.

O que você gostaria de transmitir através dos seus olhos? Agende uma consulta e realce o seu olhar!