Cirurgia Dermatológica

Cirurgia Dermatológica

A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que abrange todos os procedimentos realizados na pele ou no tecido subcutâneo. Grande parte dos procedimentos é minimamente invasivo, requer apenas anestesia local e exige pouco tempo de recuperação. Na Clínica de Dermatologia Pargendler, realizamos desde remoção de lesões benignas, como nevos e cistos, até cirurgia para o tratamento do câncer de pele.  Dentre os principais procedimentos cirúrgicos realizados na Clínica estão: 

Procedimentos

Biópsia

A biópsia é um procedimento muito utilizado na área da dernatologia, em que um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise patológica, com o objetivo de diagnosticar um tumor ou uma doença da pele.

Curetagem

Consiste na remoção de lesões cutâneas através da raspagem com um instrumento chamado cureta. Um de seus usos mais frequentes é no tratamento do molusco contagioso. O procedimento deixa uma ferida superficial que exige cuidados para a correta cicatrização.

Cauterização Química

A cauterização química envolve a aplicação de uma substância cáustica sobre uma lesão, com o objetivo de removê-la. Após a aplicação do ácido a lesão fica esbranquiçada e pode arder. Ao redor do local tratado fica vermelho. Nos dias que se seguem a área escurece, e fica enrijecida, devido à morte das células. Duas semanas após o procedimento, a lesão é eliminada. Normalmente, usa-se a técnica para tratar ceratoses actínicas, ceratoses seborreicas, verrugas virais, dermatose papulosa nigra, dentre outros problemas.

Dermoabrasão

Consiste no lixamento da pele para correção de alterações da sua superfície, como cicatrizes ou asperezas. Pode ser feito manualmente ou com uso de aparelhos dermoabrasores (pequenas lixadeiras de alta rotação, semelhantes a um esmeril). Um de seus usos mais frequentes é no tratamento de cicatrizes de acne. Também é utilizado para correção de bordas elevadas em cicatrizes cirúrgicas e para tratamento de manchas solares (micro dermoabrasão). Outra utilidade da dermoabrasão é o tratamento de estrias.

Eletrocauterização

A Eletrocauterização, ou simplesmente cauterização, é um procedimento cirúrgico destrutivo usado para retirar alguns tipos de tumores benignos e alguns tipos de cânceres da pele. O material pode ser coletado e mandado para análise patológica ou não. Normalmente, este procedimento é usado para retirar hiperplasias sebáceas e ceratoses seborreicas. A recuperação é rápida, normalmente o paciente retoma as suas atividades no mesmo dia, e o ferimento cicatriza em até 10 dias. É recomendado não expor a área ao sol por dois meses.

Excisão cirúrgica

A excisão é um procedimento realizado para remover completamente uma lesão da pele. É feito com anestesia local e normalmente é uma técnica ambulatorial. O dermatologista, ao medir a área a ser removida, inclui uma margem de segurança. A lesão é removida com bisturi até a camada gordurosa da pele, e o profissional se certifica de que todo o material foi retirado. Este será enviado para análise patológica.

Criocirurgia (Nitrogênio Líquido)

É a utilização de baixas temperaturas para destruição de tecidos. Este método pode ser usado para tratamento de várias afecções benignas e também pré malignas