Cuidados com a Pele para Cada Faixa Etária

Por Pargendler

Os cuidados com a saúde da pele devem ser introduzidos ainda na infância, através do uso do protetor solar. Essa é a medida comprovadamente mais eficaz para evitar o envelhecimento precoce da pele, além de proteger contra queimaduras, câncer de pele e outras doenças fotossensíveis. Sem contar que quando estimulado na infância, esse hábito incorpora-se na rotina diária dos adultos com muito mais facilidade.

Com o passar do tempo, outros produtos devem ser adicionados na rotina de skin care para uma pele mais saudável e viçosa. Preparamos algumas dicas direcionada para cada idade:

– 20 Anos

Nessa idade a nossa pele ainda não apresenta muitos sinais de envelhecimento. Nesta fase, o ideal é que sejam introduzidos cuidados diários, como limpeza e hidratação com produtos adequados para o seu tipo de pele. Sempre lembrando do grande aliado: fotoprotetor com FPS >= 30.

– 30 Anos

Aos 30 anos a pele demanda mais cuidados, pois é justamente nessa faixa etária que começa a haver redução na produção de colágeno e elastina. Aqui a sugestão é a introdução de tratamentos com antioxidantes, como a vitamina C e ácido ferúlico, outros ácidos, como retinóico e glicólico, e hidratantes com ácido hialurônico. Nesta idade, muitas pacientes se queixam de manchas na pele, que podem ser abordadas com fórmulas clareadoras a base de ácidos (como ácido kogico, ácido lático, alfa arbutin, hidroquinona…), associadas ou não a peelings no consultório médico e outras tecnologias, como laser, MMP… Lembrando a importância da avaliação do dermatologista para definição de qual a melhor opção para cada caso.

A partir dos 30, os procedimentos estéticos em consultório médico começam a ser indicados, principalmente aqueles para estímulo de colágeno.

– 40 Anos

Aos 40, a pele torna-se mais ressecada e mais flácida, pela redução das fibras de elastina e do colágeno. Aqui, além de todos os cuidados já indicados, a sugestão é lançar mão de procedimentos para reestruturar o volume que foi perdido, além de manter o estímulo de colágeno. Tratamentos mais indicados: preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno injetáveis (ácido poli-L-lático e hidroxiapatita de cálcio) ou bioestímulo através de tecnologias como Ultraformer III (ultrassom micro e macro focado) e Exilis Elite (Radiofrequência focada). Para melhorar a textura e a qualidade da pele, pode ser realizados tratamentos com laseres ablativos (como CO2) e radiofrequência microagulhada (AGNIS). Fios de sustentação também são uma ótima opção para redefinir o contorno facial e melhorar a sustentação da face.

– 50 e 60 Anos

Os danos na pele, ocasionados por sol, hábitos ruins e poluição, se tornam mais evidentes por processo cumulativo. Taxas hormonais reduzem e a pele se mostra mais ressecada e frágil. Além dos cuidados indicados anteriormente, é essencial utilizar hidratantes ricos nos lipídeos, e direcionados à pele madura.

A pele é o maior órgão do corpo humano e merece um cuidado especial em qualquer faixa etária. Tenha um dermatologista para chamar de seu e lembre-se: cuidado com a pele não é gasto, e sim investimento! É a roupa que vai te acompanhar para o resto da sua vida!