Colágeno e a Pele

Por Pargendler

O colágeno é uma proteína extremamente importante, pois promove a tonicidade e melhora a funcionalidade da nossa pele. Essa proteína também é encontrada em ossos, músculos, cartilagens e tem uma importante função estrutural, garantindo a integridade e a sustentação dos tecidos.

Com o processo de envelhecimento, o colágeno é produzido em menor quantidade e a qualidade da sua produção também diminui. Por esse motivo, a flacidez fica mais evidente com o passar do tempo: estima-se que, a partir dos 30 anos, o organismo passe a perder cerca de 1 a 2% do colágeno por ano. Sendo assim, depois dos 30, indica-se a realização de procedimentos que estimulem o colágeno.

Muitos fatores interferem na produção da proteína: doenças do colágeno, genética, idade, alimentação, hábitos não saudáveis, fumo, remédios, câncer, emagrecimento abrupto, entre outros. Importante ressaltar que o sol, através da radiação ultravioleta, é um grande vilão quando o assunto é envelhecimento precoce da pele, predispondo o aparecimento de manchas, rugas e flacidez pela produção de proteínas chamadas metaloproteinases que degradam o colágeno.

Uma alimentação saudável também é extremamente importante, visto que uma dieta rica em glicose estimula no corpo um processo chamado glicação. A glicação é um processo químico que ocorre dentro do corpo, no qual uma proteína (colágeno) e um carboidrato (glicose) reagem ao se encontrarem. Essa ligação faz com que o colágeno seja destruído e perca sua função de sustentabilidade.

Atualmente existem vários tratamentos para estimular a produção de colágeno, seja através de substâncias injetadas na pele, chamadas de bioestimuladores, a exemplo da hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e do ácido poli-L-lático (Sculptra), ou através de tecnologias como aparelhos de radiofrequência (Exilis Elite) e ultrassom micro e macro focado (Ultraformer III). Esses tratamentos podem ser realizados tando no rosto, com o objetivo de melhorar a flacidez, quanto no corpo, para tratamento da flacidez e gordura localizada.

Tratamentos

Dependendo do grau de flacidez e da idade do paciente, podem ser necessárias várias sessões do procedimento para se obter um melhor resultado. A indicação de cada tratamento deve ser individualizada, e a resposta ao tratamento também é diferente em cada caso. Tratamentos combinados apresentam resultados potencializados e podem ser associados ao uso oral de peptídeos de colágeno hidrolisado.

Gostaria de saber mais informações sobre os tratamentos para estímulo de colágeno? Agende hoje mesmo uma consulta para avaliação de qual das opções é a mais indicada para o seu caso.